Camaquã Distribuidora | Notícias

Notícias

GOOGLE+

Compartilhe:

Estrella Galicia

Postado em 01/08/2018

Relançamento

Postado em 05/10/2016

Novo Fresh Agita Mercado de Bebidas em Pó

A Mondelez Brasil, detentora da marca Fresh, relança o refresco em pó que agora passará a fazer 1 Litro e já virá adoçado. A novidade chega para melhorar o custo-benefício do shopper, com preço atrativo, ótima variedade de sabores e uma formulação que se aproxima ainda mais do real sabor da fruta. Com o relançamento, o produto que ganha também mudanças em sua embalagem e logomarca, será distribuído nacionalmente através de distribuidores e continua com foco no pequeno varejo. Para apresentar as mudanças aos consumidores, a marca terá planos de incentivo ao varejo e atacado, planos de mídia e materiais de PDV. A expectativa é que os investimentos gerem tráfego à sua loja e aumentem a busca pelo produto, portanto, não deixe de oferecê-lo em seus pdvs.
Fonte: Gironews

Distribuidora de Gêneros Alimentícios de Camaquã produz e usa Biodiesel em sua frota de caminhões

Postado em 17/08/2016

Objetivo é produzir e utilizar o biocombustível na frota de caminhões da Empresa que distribui alimentos em 96 cidades gaúchas

Um belíssimo exemplo de responsabilidade socioambiental, desenvolvimento econômico local e sustentabilidade está sendo realizado na região sul do Estado do Rio Grande do Sul. A empresa Camaquã Distribuidora acaba de instalar uma Usina de Biodiesel da Biotechnos. Objetivo é produzir e utilizar o biocombustível na frota de caminhões da Empresa que distribui alimentos em 96 cidades gaúchas.

A Usina de Biodiesel, com capacidade da produção de 150 mil litros/mês, processará exclusivamente óleos e gorduras residuais (OGR) - óleo de cozinha usado -. A expectativa é uma produção inicial de 20 mil litros mês, dependendo do volume de matéria prima disponível. Atualmente, segundo estimativas do número de habitantes, apenas a Cidade de Camaquã/RS descarta no meio ambiente aproximadamente 600 mil litros de OGR ao ano, matéria prima para a produção do Biodiesel.

O Arranjo Produtivo Local do Biodiesel será voltado à reciclagem de óleos e gorduras residuais (OGR). A Usina de Biodiesel já está instalada e contribuirá para a sustentabilidade ambiental da região, através da proteção da água, redução de emissões de gases de efeito estufa e sobretudo, fortalecendo a 'Economia de Baixo Carbono', elemento central neste momento de aquecimento global e o advento das Mudanças Climáticas.

O Diretor Comercial da Camaquã Distribuidora (Alimentos), Márcio da Silva, destaca o papel estratégico do empreendimento. "A proteção ao meio ambiente com redução de emissões de gases de efeito estufa de nossa frota de caminhões, aliado a logística reversa de produtos que distribuímos em nossas operações, como os óleos vegetais e gorduras, bem como nossa responsabilidade socioambiental estão entre os nossos objetivos", ressalta. A Camaquã Distribuidora opera em 96 municípios, incluindo a Capital, região carbonífera, Centro-sul e Sul, atendendo 45% da população do Estado do Rio Grande do Sul. Em seu portfólio de produtos atende toda a cadeia alimentar, desde supermercados, mercados, mercearias, padarias, restaurantes, açougues, lanchonetes, hotéis, churrascarias, entre outros. Dispõe de mais de 6.000 mil clientes ativos. "Queremos nos tornar uma das primeiras Distribuidoras no país a distribuir produtos com combustível 100% sustentável", conclui Márcio.

A logística de distribuição é realizada por uma frota de 52 caminhões movidos a diesel. A expectativa da Empresa é operar com o uso de Biodiesel em toda a frota, estimando a redução de até 70% nas emissões de gases de efeito estufa. Considerando a produção e uso de 20 mil litros de Biodiesel, a frota de caminhões da Camaquã Distribuidora será responsável pela redução de 50 toneladas de CO2eq (Carbono Equivalente é o somatório de todos os gases de aquecimento global) ao mês e, pela proteção de cerca de 500 milhões de litros d'água, pois estudos indicam que um litro de OGR - nocivo à saúde humana e ao Meio Ambiente - polui o equivalente a 25 mil litros d'água.  
A iniciativa da Camaquã Distribuidora também é parte do esforço de diversificação da matriz energética de transportes. No Brasil o uso do petróleo no setor corresponde a 39,8% das emissões de gás carbônico. Enquanto no mundo a indústria do carvão é a principal emissora de poluentes, no Brasil, a culpa é do petróleo, cuja cadeia responde por 72% das emissões de dióxido de carbono, segundo relatório do Observatório do Clima.
"O objetivo maior deste projeto é aumentar a consciência do nível geral de sustentabilidade, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, valorizando um produto que é tido como um resíduo altamente poluente", destaca Alaone Souza e Silva, Diretor Financeiro da Camaquã Distribuidora. Com a iniciativa, Passivos Ambientais são transformados em Ativos ambientais, sociais e econômicos. O Diretor conclui que a matéria prima principal para a produção do biocombustível não provém da cadeia alimentar e sim de óleos e gorduras residuais. "Outra grande importancia dessa iniciativa é que não se esta suprimindo alimento da população, como por exemplo cana-de-açucar ou cereais, assim como madeiras para a produção de combustíveis". 

Economia e Sustentabilidade
A economia com a produção e uso de Biodiesel está baseada nos estudos de viabilidade técnica e econômica e, é notória. Contribui para essa realidade a alta no preço dos combustíveis. A constituição de Arranjos Produtivos Locais do Biodiesel para consumo próprio são uma realidade em expansão e objetivam a redução de custos e a otimização de recursos, através de novos modelos de energia limpa baseados em fontes energéticas sustentáveis. No Brasil a produção de Biodiesel a partir do uso do óleo de cozinha é uma iniciativa inovadora que contribui para a matriz energética nacional, a mais limpa e diversificada do Mundo. 
Biotechnos
A Biotechnos é uma organização que pesquisa alternativas de negócios ecologicamente corretos, através do desenvolvimento e produção de máquinas e equipamentos,  novos produtos industriais, projetos, assessoria e tecnologias nas áreas de bioenergia e biodiversidade, com sede em Santa Rosa/RS, filiais nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Integra o Centro de Inovação e Tecnologia da USP e, entre os principais prêmios recebidos estão o Prêmio FINEP de Inovação Sustentável, Prêmio Mérito da ADVB-RS, Prêmio IstoÉ Empresas Mais Conscientes do Brasil. Compõe o Guia de Inovação em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, a FGV. Detêm expertise na constituição de Arranjos Produtivos Locais (APL's).
Usina de Biodiesel da Biotechnos
A Usina de Biodiesel instalada na Camaquã Distribuidora é de alta performance, com notável excelência química e desenvolvida a partir de conceitos de inovação e sustentabilidade únicos no Mercado. Não utiliza água nem ácidos para o processo de produção e não gera efluentes. Com alta tecnologia os produtos atendem as Normas estabelecidas e asseguram a viabilidade técnica e econômica do empreendimento. A tecnologia dispõe de Registros e Patentes Verdes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Nossa natureza é pensar no Futuro!

Postado em 17/08/2016